O sistema de educação de massa predominante (faria sentido incluir também incluir famílias, comunidades e outras organizações de pessoas) globalmente está impregnado de práticas que afastam o ser humano de sua curiosidade, criatividade e capacidade de pensar, saber e fazer que são de sua natureza.
Vale muito observar as crianças quando estão livres do julgamento e influência direcionadora de adultos.
Joi Ito, Diretor do MIT Media Lab, fala neste pequeno vídeo sobre 4 características de uma relação de aprendizagem (ou educacional):
- Projetos (projects)
- Pares (peers)
- Paixão (passion)
- Fazer com prazer / brincar / divertir-se (play)
ele menciona, também, algumas ideias e princípios que também considero relevantes:
Educação é sobre o que fazem com você e Aprendizagem tem a ver com o que você faz com isso.
Desobediência acima de seguir regras pré-estabelecidas, questionar autoridade e pensar por si mesmo rendeu alguns prêmios Nobel para algumas pessoas que remaram na contramão do convencionalmente aceito até serem reconhecidos.
A jornada de aprendizagem deve ser norteada mais por “bússolas” que ajudem a definir e adaptar o que é necessário DURANTE A APRENDIZAGEM acima de seguir “mapas” com roteiros previamente definidos por alguma pessoa.
Deixar QUE CONTEÚDOS SEJAM PUXADOS mais do que empurrá-los goela abaixo durante o processo de aprendizagem.
O clímax, na minha opinião, vem da análise sobre o valor e importância da inovação emergente da base da pirâmide social e econômica mundial, a partir do acesso ao conhecimento necessário através da internet e tecnologias emergentes das necessidades peculiares dessas regiões!
Gratidão ao pequeno vídeo de menos de 4 minutos produzido pelo Instituto Alana:
Vem-me à cabeça um dos princípios da EMEF Campos Salles e Bairro Educador de Heliópolis…
Tudo passa pela Educação
Quando deixarmos de negar este fato da realidade olharemos para cada tempo, espaço e experiências de nosso cotidiano, uma oportunidade única de aprender e nos movermos adiante…
Como as crianças (cenas de meus filhos vêm à minha mente…) tentam resistir incansavelmente, até que adultos os derrubem e os tornem cópias e copiadores de si mesmos…
Não existe separação entre trabalho, família, “escolas” e VIDA. Esta comporta todos os anteriores e os três primeiros podem comportar esta última até o limite que a ecologia terrestre e humana, e a relação destes, pemitir…
“Tudo é uma coisa só” (BISSON, Adrien)
Tags: aprendizagem, educação, inovação, Joi Ito, MIT