O sistema de educação de massa predominante (faria sentido incluir também incluir famílias, comunidades e outras organizações de pessoas) globalmente está impregnado de práticas que afastam o ser humano de sua curiosidade, criatividade e capacidade de pensar, saber e fazer que são de sua natureza.

Vale muito observar as crianças quando estão livres do julgamento e influência direcionadora de adultos.

Joi Ito, Diretor do MIT Media Lab, fala neste pequeno vídeo sobre 4 características de uma relação de aprendizagem (ou educacional):

  • Projetos (projects)
  • Pares (peers)
  • Paixão (passion)
  • Fazer com prazer / brincar / divertir-se (play)

ele menciona, também, algumas ideias e princípios que também considero relevantes:

Educação é sobre o que fazem com você e Aprendizagem tem a ver com o que você faz com isso.

Desobediência acima de seguir regras pré-estabelecidas, questionar autoridade e pensar por si mesmo rendeu alguns prêmios Nobel para algumas pessoas que remaram na contramão do convencionalmente aceito até serem reconhecidos.

A jornada de aprendizagem deve ser norteada mais porbússolas” que ajudem a definir e adaptar o que é necessário DURANTE A APRENDIZAGEM acima de seguir “mapas” com roteiros previamente definidos por alguma pessoa.

Deixar QUE CONTEÚDOS SEJAM PUXADOS mais do que empurrá-los goela abaixo durante o processo de aprendizagem.

O clímax, na minha opinião, vem da análise sobre o valor e importância da inovação emergente da base da pirâmide social e econômica mundial, a partir do acesso ao conhecimento necessário através da internet e tecnologias emergentes das necessidades peculiares dessas regiões!

Gratidão ao pequeno vídeo de menos de 4 minutos produzido pelo Instituto Alana:

Vem-me à cabeça um dos princípios da EMEF Campos Salles e Bairro Educador de Heliópolis…

Tudo passa pela Educação

Quando deixarmos de negar este fato da realidade olharemos para cada tempo, espaço e experiências de nosso cotidiano, uma oportunidade única de aprender e nos movermos adiante…

Como as crianças (cenas de meus filhos vêm à minha mente…) tentam resistir incansavelmente, até que adultos os derrubem e os tornem cópias e copiadores de si mesmos…

Não existe separação entre trabalho, família, “escolas” e VIDA. Esta comporta todos os anteriores e os três primeiros podem comportar esta última até o limite que a ecologia terrestre e humana, e a relação destes, pemitir…

“Tudo é uma coisa só” (BISSON, Adrien)

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta

Rank Monitor