Neste sábado, 09/AGO/2014, tivemos a terceira aula que também está sendo presencial para início de um projeto piloto para praticar a metodologia de pesquisa que utilizaremos nos projetos integradores.
Durante este princípio, o projeto piloto tratará do seguinte macro-tema:
“Aprendizagem dos jovens de 10 a 14 anos”
ABPP – Aprendizagem baseada em Problemas e Projetos
Dois, pressupostos da ABPP:
- Aprendizagem colaborativa
- Aprender fazendo
- Interdisciplinaridade
A moderadora falou sobre processo de aprendizagem que está estruturado no curso de Licenciatura da UNIVESP!
Será centrado no estudante e de forma muito colaborativa e coletiva, de forma muito prática.
(Estamos começando bem, na minha opinião. Vamos ver se seguimos assim sempre!)
Frase marcante que esteve presente e na qual também acredito…
“Você só aprende aquilo que você QUER aprender.”
Em equipe, fizemos um brainstorming (“chuva de ideias”, como a Márcia expressou) onde cada um presente propôs um problema a ser cercado dentro do Tema (“Aprendizagem dos jovens de 10 a 14 anos”).
Dos problemas todos levantados, fomos estimulados a cercar um problema e um contexto específico para darmos conta de explorarmos até a próxima sessão conjunta.
Assim, escolhemos o seguinte contexto a explorarmos: “Como o projeto pedagógico de uma escola democrática pode influenciar na transferência de responsabilidade educacional da família para a escola.”
Vamos levantar informações na Internet e tentar visitar a EMEF Amorim Lima para realizar nossas observações e a respectiva coleta de dados pessoalmente.
Certamente, será algo não muito extenso, dado o prazo que temos (1 semana).
O que foi bom?
Soube quem será nossa facilitadora/moderadora: Márcia Lazzari. Soube a minha equipe de projeto e definimos o cenário-problema projeto piloto que iremos explorar para prática de nossa metodologia para projetos integradores.
O que pode melhorar?
Horários de início, questões simples de infra para a aula (retroprojetor poderia estar montado no horário de início da aula, moderadores poderiam ter conversado entre si e com alunos, previamente), wi-fi disponível e powerpoint utilizados na aula poderiam ser compartilhados…
Minha voz interna, dizendo a mim mesmo: Não julgue, blinde-se contra seus pré-julgamentos (falta de organização do curso está ainda me incomodando um pouco, mas é um curso novo e que precisa amadurecer), comece com um primeiro passo com a mente mais aberta que conseguir”