…outros elementos a serem considerados ao discutir um novo paradigma educacional são os desafios da adaptação vs inércia (psico-neurológicas) envolvidas na aprendizagem humana, observadas ao longo da evolução da Humanidade.

O contexto de aprendizagem tem sido redefinido continua e cada vez mais disruptivamente, se comparamos um intervalo de tempo a outro de mesmo tamanho, imediatamente anterior…

O principal elemento desse processo é a crescente aceleração do desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação.

A cada nova década a partir de agora, o contexto tecnológico se apresentará alterado de tal forma a mudar radicalmente a forma como nos relacionamos local e globalmente.

Níveis cada vez mais elevados de inteligência artificial e automação transformarão os analfabetos funcionais produzidos atualmente em países emergentes como o Brasil, em uma massa que ficaria à margem econômica e intelectual da sociedade, se medidas urgentes não começarem a ser adotadas desde agora.

Igualmente, as sociedades com idade média mais elevada e consequentemente, menos responsiva a mudanças aceleradas no âmbito de relevância intelectual e tecnológica, também sofrerão com uma espécie de exclusão.

Esse processo de marginalização ou exclusão só deverá ser minimizado por iniciativas de inclusão tecnológica através da evolução de elementos de usabilidade em qualquer dispositivo de alta tecnologia, essencial em nosso dia-a-dia.

Talvez, a área menos impactada de todas (em âmbito ‘intelectual’ e ‘cultural’) neste rápido processo de aceleração do desenvolvimento tecnológico são as Artes.
Quero dizer menos impactada no sentido de ter sua essência praticamente inalterada…

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