Mais uma reflexão…

Planejamento de longo prazo se faz com ações viáveis e concatenáveis em curto prazo, que façam sentido em médio prazo e que se juntadas as peças de médio prazo consecutivas, formem, o objetivo, a visão final desejada…

Não importa o tamanho dos passos.
Se grandes ou pequenos.
Importa a consistência que se consegue manter…

Alguns têm disciplina para cumprir passos, etapas, projetos grandes de uma vez.
Outros só alcançam a disciplina realizando tarefas pequenas.

O fato é que quanto maiores os “objetos” em questão, mais complexos eles se tornam.
Mais dependência de fatores externos eles possuem…
Isto é, menor a previsibilidade, ou falando de outra maneira, mais difícil de cercar tudo o que se pode prever…

Se tomarmos a abordagem de baby steps, passos pequenos, cumprir um planejamento de longo prazo mas pensando na realização de poucas coisas de cada vez, esta complexidade se reduz no todo de cada etapa. Aumenta a complexidade de enxergar o todo durante o andamento, mas se tivermos a visão final desejada sempre em mente, corrigimos o curso de forma infinitamente mais fácil…

É a velha história que compara a manobra de um veiculo de transporte grande ou pequeno. Se encontramos um obstáculo, ou identificamos que a trajetória está errada, é muito díficil manobrarmos um Titanic (apesar de ser mais engenhoso e pomposo) e o número de feridos é elevado. Se, por outro lado, estamos de patins ou bicicleta, a resposta é rápida e tudo é sentido na pele, no âmago, de imediato. Tudo de positivo ou negativo. E daí podemos tirar nossas lições e conclusões para tentar acertar mais outras vezes.

Planejamento de longo prazo que funciona se faz com ações humanamente viáveis em curto prazo.

Diz aqui um cara que já acertou e errou diversas vezes na arte de planejar e rever seus planos, mas que tem fé absoluta de que o plano de longo prazo para sua vida será cumprido.

Tags: , , ,

Deixe uma resposta

Rank Monitor